Golf GTI MKI | Low Rabbit | Parte I ~ 20.08.15

Boas Galera!

Depois de muuuuuuitos meses afastado das montagens, venho apresentar mais um projeto. Como a montagem do Cobra não pode ser mostrada, venho com mais uma para “estudar” e tentar aplicar as técnicas recém adquiridas com pinturas “brilhantes”… Vamos, sem mais enrolações, ao projeto.

Encontrei uma sucatinha bem completa em uma outra montanha de sucatas perdidas… É um kit da ESCI (lixo) do Volkswagen Golf GTI MKI, que apelidei de Low Rabbit, pois no mercado americano o nome deste carro é “Rabbit”. Em produção ininterrupta desde 1974, o Golf foi um dos primeiros hatchbacks com tração dianteira. Existe uma ambiguidade sobre a origem do seu nome. Alguns dizem que vem do esporte de mesmo nome (Golf), remetendo a esportividade e requinte, enquanto outros dizem que seu nome deriva de Golf-Strom, que em alemão significa Corrente do Golfo.

E para não perder a tradição, vamos aos Concept Boards recheados de petcholas…

Low Rabbit

Mais um, pois o legal é o começo do projeto, ne?!

Low Rabbit

Aqui vemos a pilha de tranqueiradas de onde deve partir meu projeto. Em seguida, vamos direto para a retirada de tinta das demais peças, pois a carroceria já está quase sem pintura.

Low Rabbit

Primeira leva de peças tratadas com Acetona e Soda Cáustica…

Low Rabbit

Logo depois, uma bela lavagem para retirar os resquícios que por ventura sobraram nas peças. Notem que já redesenhei os vidros e borrachas que deverão ser feitos com acetato.

Low Rabbit

Como apresentei nas referências, o carro que farei está bem rebaixado. Não pretendo ser absurdamente fiel à construção mecânica e para o rebaixamento da suspensão. Portanto, encarem o trabalho aqui apresentado, totalmente focado para a estética “externa”.

Low Rabbit

Refiz todos os acabamentos e caixas internas de rodas para acomodar as BBSs com pneus Slick…

Low Rabbit

Aqui vemos mais o menos a maneira que o carro ficará em relação ao chão. São 4 mm de puro rebaixamento! Hehehehehehe…

Low Rabbit

Prévia com rodas e pneus no lugar…

Low Rabbit

Iniciei o trabalho de acabamento nas caixas de rodas e cofre do motor, que ainda não sei se deixo “aberto” ou simplesmente colo o capô à carroceria… O que acham?!?!

Low Rabbit

Logo depois, parti para acertos na suspensão traseira e dianteira, bem como algumas melhorias na parte interna do carro: bancos!

Low Rabbit

Espero que vocês gostem da montagem!

Grande abraço,



Golf GTI MKI | Low Rabbit | Parte II ~ 04.09.15

Boas Galera,

Mais um pequeno update no projeto… Depois de uma conversa com amigos, eles me sugeriram trocar os pneus slick por pneus de rua. Acatei a ideia, parecem mais “compatíveis” com o projeto. Mas uma coisa é certa, a altura do danado será mantida. Como diz os caras: “Na Choooooon”!!!

Par isso, precisei fazer a redução do diâmetro central dos pneus que eram bem maiores que as BBSs…

Low Rabbit

Para isso, cortei a banda dos pneus, “encurtei” a borracha e uni com superbonder.

Low Rabbit

Voilá! Todos prontos sem muito esforço. O acabamento na união fica bem legal. Sem grandes falhas!

Low Rabbit

Aqui vocês podem ver que pouca coisa mudou na altura em relação ao chão. De qualquer maneira a parada está baixa!

Low Rabbit

Deu tempo apenas de dar um belo tapa no acabamento das caixas de rodas frontais. Acho que vai ficar bacana o cofre deste motor.

Low Rabbit

Continuem por aqui!

Abs,



Golf GTI MKI | Low Rabbit | Parte III ~ 10.09.15

Boas Galera,

Avançando no projeto à passo de tartaruga… Como não posso envernizar a carroceria do Cobra com este tempo chuvoso, vou mexendo aos poucos com esta nova montagem.

Já preparei toda a carroceria do Golf para receber uma bela camada de primmer. Tentei deixar o mais “perfeito” possível. Como é uma sucata e já passou por vários banhos de Acetona, o plástico resseca bem e fica bem difícil e frágil de trabalhar e não estragar.

Low Rabbit

Aproveitei o trato na lata e colei os dois acabamentos da parte interna do cofre do motor com cola Thin Cement da Tamiya.

Low Rabbit

Travei bem as peças e deixei secar de um dia para outro antes de mexer.

Low Rabbit

Passei a mexer no motorzinho que é bem sem vergonha! Tentei fazer alguns pequenos upgrades para não deixa-lo muito sem graça. Primeiro substituí os semi-eixos de plástico por outros de tubos de latão. Com os pequenos “presentes”, adicionei dois carburas… Para eles, 4 cornetinhas da Mr. Model. Vai ficar legal!!!

Low Rabbit

Como mexi bastante na altura do carro, precisei alterar algumas peças do motor… Se deixasse como vem no kit o capô não fecharia. Portanto, alterações grandes no projeto, alterações inúmeras em diferentes partes do kit. Aproveitei para fechar a marca VW da grade, pois vou aplicar um Metal Transfer…

Low Rabbit

Mais alterações se fizeram necessárias no cofre do motor para receber este 4 cilindrinhos. Mas acredito que no final das contas tudo vai encaixar bem e o carro ficará bacana.

Low Rabbit

That’s all Folks!

Aguardem que logo tem mais!

Abs,



Golf GTI MKI | Low Rabbit | Parte IV ~ 04.01.16

Boas Galera!

Finalmente depois de muuuuuuitos meses, voltei a me dedicar às montagens. Estou tocando duas ao mesmo tempo: A do Golf que aqui estou registrando e uma Cafe Racer que logo mais devo iniciar as postagens.

Infelizmente, os passos que as montagens andam, não são acelerados… Tudo demoooora por conta do pouco tempo de dedicação ao hobby.

Mas… Vamos em frente! Sem mais delongas!

Continuando as adaptações no motor, por conta do rebaixamento do carro, precisei mexer na tampa do motor e alterei sua estrutura…

Low Rabbit

Como ideia do amigo Alessandro Ribeiro, também alterei a grade frontal do GT”I”, já que ele não será mais “I”, será carburado, mandei para o inferno as letras da fronte da grade.

Low Rabbit

Conforme orientações do Maurício Martins, alterei o posicionamento dos cabos de vela, coletores de escape e carburadores.

Low Rabbit

Dei uma mexida no painel e apliquei ao volante um PE que tinha em minha caixa de extras por aqui.

Low Rabbit

Retirei todo a aplicação de cromado original das peças da sucata do Golf e das rodas BBS que vou usar…

Low Rabbit

Aqui a “Visão Geral” do que será montado dentro em breve…

Low Rabbit

Mais uma com visual completo…

Low Rabbit

Mandei todas as peças para a lavagem com sabão neutro, tirando as possíveis manchas de gordura do manuseio.

Low Rabbit

Logo depois, “empalitei” peça por peça para aplicação do primer.

Low Rabbit

Primer aplicado…

Low Rabbit

Por hoje é só… Logo mais eu posto a evolução do carro.

Valews!



Golf GTI MKI | Low Rabbit | Parte V ~ 14.03.16

Boas Galera!

Mais um pouco da evolução do carro. Para o “efeito” que busco no interior, fiz a aplicação da tinta preta nos recessos das peças do interior. Este Pre-Shading serve para dar um “d”efeito visual com cores escuras e claras tornando mais interessante tais peças.

Low Rabbit

Iniciando a pintura do modelo, apliquei Preto Colorgin na parte do assoalho e pintei com Preto Brilhante todas as demais peças que serão de metal…

Low Rabbit

Comecei o “tratamento” da carroceria que estava judiada por ser uma sucata. Passou por vários banhos para retirada da pintura anterior, bem como as diversas aplicações de acetona para deixá-la zeradinha. Comecei pelas camadas de Primer, lixa, Primer e aqui o chamado “controle de lixamento” aprendido com o Sr. Boss…

Low Rabbit

É bacana este processo, pois temos a real noção de onde já foi lixado e tratado.

Low Rabbit

Pela imagem abaixo, fica bem evidente de como a técnica funciona…

Low Rabbit

Logo depois, mais algumas camadas de Primer Especial Branco do Dryco. Excelente cobertura e o produto confere extrema facilidade para o processo de lixamento.

Low Rabbit

Camadas finais para logo receber a cor definitiva… Verdão Abacate conforme a referência mostrada nas imagens dos Concept Boards lá no começo do post…

Low Rabbit

Aqui vemos as primeiras 2 demãos do Verde Abacate Especial MKI… Também é tinta do Dryco. Ele desenvolveu especialmente para este projeto.

Low Rabbit

Nas próximas imagens, veremos a carroceria em seu estado atual de pintura. O matiz da cor ficou extremamente fiel à referência com excelente cobertura. Logo mais receberá verniz bi-componente.

Low Rabbit

Visão geral da frente do Golf…

Low Rabbit

Parte traseira…

Low Rabbit

Mascaramento e pintura do que será a parte do cofre do motor. Sem muita preocupação com qualidade extrema… Relax, pois é uma sucatinha…

Low Rabbit

Logo depois, parti para a pintura final da parte interna do carro. Partindo das peças com o Pre-Shading já pronto e seco, misturei algumas tintas para alcançar o tom desejado para este interior. Será um Marrom Escuro com “cara” de couro meio gasto.

Low Rabbit

Desenhei alguns decais para aplicar em alguns detalhes do banco… Tive muitos problemas para esta aplicação. Decais extremamente “duros” e de difícil manuseio, contorno e assentamento.

Low Rabbit

Com todas as peças do interior pintadas e já envernizadas, vamos entrar na aplicação dos decais…

Low Rabbit

Detalhe da pintura do banco traseiro…

Low Rabbit

Decais imersos em água… A jaca teimava em não “afundar”…

Low Rabbit

Não ficou como eu gostaria, mas…

Low Rabbit

Passei a cuidar de outros detalhes. Aqui vemos o console central e a alavanca de câmbio e o volante já acabados. Talvez ainda acrescente alguns detalhes e aplique um wash de leve para dar certo destaque nos detalhes de cada peça.

Low Rabbit

Mais um avanço, agora no painel. Decais que desenhei especialmente para este projeto, com mostradores com fundo branco. Fiz um teste com Verniz Vitral da Acrilex para a lente total do painel (nunca havia trabalhado com ele para este fim)… Encontrei um revez, já que a “base” da tinta utilizada foi acrílica da própria Acrilex, o verniz acabou “tingindo”/”atacando” esta tinta e amarelou um pouco os mostradores. Mas, não me preocupei já que este “erro” acabou conferindo um visual bacana ao painel. Vai ficar assim!!! Hahahahaha… :_{

Low Rabbit

Este foi o resultado final depois de passar a noite em repouso, secando completamente o verniz…

Low Rabbit

Em nova etapa, fiz a aplicação do efeito “acarpetado” do interior do Golf. Usei Flocking comprado em casa de artesanato. Marrom mais claro para fazer um contra-ponto legal ao visual interno do carro.

Low Rabbit

Para matar a curiosidade, coloquei algumas peças do interior para ver como está ficando o modelo.

Low Rabbit

E para finalizar… Uma imagem dos detalhes de volante e painel!

Low Rabbit

É isso aí cambada! Espero que estejam gostando do resultado até aqui.

Assim que houver avanço, volto a postar!

Abs,



Golf GTI MKI | Low Rabbit | Parte VI ~ 21.03.16

Boas Galera!

Mais um pequeno update no Golf. Além do trabalho realizado anteriormente, fiz um wash nos baixos relevos dos forros de porta, painel e bancos…

Low Rabbit

Aqui o painel…

Low Rabbit

Detalhe do volante com o wash recém aplicado…

Low Rabbit

Geralzona…

Low Rabbit

Depois apliquei o Verniz Vitral Acrilex Amarelo e depois de seco a Cera Future para “cristalizar”.

Low Rabbit

Este foi o post mais rápido do Oeste… Aguardem que tem mais!

Abs,



Golf GTI MKI | Low Rabbit | Parte VII ~ 22.03.16

Boas Galera!

Mais um update… Com as lentes de farol secas e prontas, ataquei a grade frontal do carro. Aplicação de Baremetal e outras firulas…

Low Rabbit

E como a curiosidade é maior que qualquer coisa, fiz um teste da grade no Golf. Percebi que será ferro na hora de colocar a peça. Está entrando muuuuito justa. Vai ter que entrar na porrada. Aqui vocês verão a peça apenas “encostada”… Está torta apenas para sentir o visual.

Low Rabbit

Valews!



Golf GTI MKI | Low Rabbit | Parte VIII ~ 11.04.16

Boas Galera,

Consegui dar um trato nas rodas do Golf… Depois das demãos de preto PU da Drycolor – que ainda não me acertei com esta tinta – primeira “base” para receber o cromo logo na sequência…

Low Rabbit

Aplicação do Cromo do Chao…

Low Rabbit

Algumas peças receberam wash bem de boa…

Low Rabbit

Finalizei a bateria…

Low Rabbit

E por fim, após secagem, coloquei os pneus…

Low Rabbit

Por hoje é só. Amanhã cola aqui que tem mais!

Grande abraço,



Golf GTI MKI | Low Rabbit | Parte IX ~ 10.02.17

Boas Galera!

Inacreditável… Meu último post neste tópico foi em 12 Abril do ano passado! :-|{

Mas… Vamos prosseguir com a jornada. Depois de finalizar a [url=http://www.small-dreams.com/forum/viewtopic.php?f=70&t=16189][b]Shadow DN5[/b][/url], posso dar andamento na montagem por aqui. E foi o que fiz com todo o processo de envernizamento da carroceria do Golf. Primeiras demãos de verniz na caranga e um pouco de estufa…

Low Rabbit

Depois de algumas demãos (não lembro quantas), segue em frente o projeto. Taí o resultado logo após a aplicação da última camada.

Low Rabbit

Deixei secar por uns 2 dias e o visual geral foi este…

Low Rabbit

Aí começa a parte sacal de todo o processo final: lixamento! Mandei ver nas lixas para deixar o carro bem ajeitado. Ainda dá para ver alguns riscos, mas na evolução do lixamento, retirei tudo para depois começar a polir.

Low Rabbit

Queria muito aprender a usar o sistema de polimento com a Dremel, mas sou um cara muito desastrado e certeza absoluta que vou danificar o kit nesse processo. Mas vejo que o resultado é sensacional quando feito desta maneira… Um dia chego lá! Por enquanto, vamos no Papel de Polimento 3M mesmo… :-}}))

Low Rabbit

Aqui o trabalho na carroceria com as diversas massas e compostos polidores da Linha Purple 3M…

Low Rabbit

Depois de muito trabalhar em cima da bagaça, o resultado alcançado até aqui foi este…

Low Rabbit

Teto do Golf…

Low Rabbit

Teto e lateral…

Low Rabbit

Uma geralzona do carro para se ter a noção de como estamos no processo de polimento.

Low Rabbit

E o estado final das peças no final da jornada!

Low Rabbit

Bom… Vou tentar pegar firme na montagem à partir de agora.

Por hoje é só. Amanhã cola aqui que tem mais!

Grande abraço,



Golf GTI MKI | Low Rabbit | Parte X ~ 17.02.17

Boas Galera!

Lá vamos nós… Pequeno avanço na montagem. Comecei a fazer os baixos relevos com tinta preta…

Low Rabbit

Logo em seguida, uma brincadeirinha com o capô utilizando o papel alumínio que protege a manteiga…

Low Rabbit

Aqui a preparação para as máscaras de pintura das borrachas dos vidros. Além da pintura de toda a parte interna da carroceria.

Low Rabbit

Geralzona de como ficou com as últimas atualizações no modelo…

Low Rabbit

Visual geral da caranga até agora…

Low Rabbit

Aproveitei para aprontar a parte inferior do kit. Colei rodas e os eixos.

Low Rabbit

Fiz um teste para ver o esquema final de montagem e altura do carro em relação ao chão…

Low Rabbit

Low Rabbit

Bom… Por hoje é só. Amanhã cola aqui que tem mais!

Grande abraço,



Golf GTI MKI | Low Rabbit | Parte XI ~ 21.02.17

Boas Galera!

Pequena evolução na montagem do Golf. Colei os bancos e demais peças do interior, como painel e algumas peças no exterior do chassi.

Low Rabbit

Com o interior quase pronto, acrescentei uns detalhes “Old School” ao carro. Fiz os cintos de segurança em versão Vintage…

Low Rabbit

Visual bem despojadão, assim como a montagem deste modelo… Sem muito cuidado, bem no estilo desencanado!

Low Rabbit

Tratei de iniciar a montagem do motor “máquina de costura” do MKI… Poucas peças, mas todas em seus pequenos lugares…

Low Rabbit

Iniciada a inserção dos cabos de vela e sua ordem de explosão atendida em seus detalhes. Aproveitei e já coloquei a saída para o escape 4 em 1.

Low Rabbit

E para finalizar a noite, os dois dutos de água do radiador frontal que serão colados assim que a carroceria se unir ao chassi.

Low Rabbit

Bom… Por hoje é só. Amanhã cola aqui que tem mais!

Grande abraço,



Golf GTI MKI | Low Rabbit | Parte XII ~ 22.02.17

Boas Galera!

Seguindo em frente com o projetinho do Golfeta! Ah! Nunca esquecendo que é uma sucata, e, ainda por cima de um kit ESCI!!!

Sem pretensão de se tornar uma obra-prima… Diversão, treinar técnicas novas, tentar melhorar as montagens anteriores… Este é o objetivo desta parada aqui!

E, falando nisso… Um amigo de hobby, o Eduardo Andrioli, “inventou” uma técnica de produzir aqueles reservatórios de água (translúcidos), utilizando vela comum. Quando vi em sua Pickup verde achei sensacional. Tentei, então, reproduzir aqui a maneira que ele me explicou. Vejam o resultado do barato todo:

Low Rabbit

Logo no início deste trabalho, havia feito em computador todos os vidros deste carro. As transparências originais estavam imprestáveis. Imprimi em plástico de fazer transparências (de escola, lembram?). Foi só recortar e colar no Golf…

Low Rabbit

Mais trabalho no cofre do motor e na parte da frente do carro. Colagem da bobina na corta-fogo, colagem da grade frontal com os faróis já incorporados e as “cabeças” dos amortecedores na parte de cima dos paralamas reforçados.

Low Rabbit

Parti para as lanternas traseiras, pintando com Tamiya Enamel os piscas e luzes de freio. Aplicação de Bare Metal na parte de trás das lanternas…

Low Rabbit

Para os dois pequenos piscas do parachoque da frente, fiz uma adaptação com o plástico laranja das balas Tic-Tac de Laranja, simulando estas pequenas luzinhas. Mesmo princípio das lanternas traseiras, usando Bare Metal no verso!

Low Rabbit

Resultado bem legal… Tentem por aí!

Low Rabbit

Resultado das aplicações das diversas peças no MKI. Aqui vocês podem verificar que o carro já foi fechado. Agora é partir para a briga dos detalhamentos por toda a volta do projeto.

Low Rabbit

E como não podia deixar de ser… Uma zica na colagem da carroceria ao chassi: como este chassi foi modificado, bem como a carroceria, elas deveriam entrar “pressionadas” para colagem final. Exatamente na parte do cofre “limpinho” do motor, a carroceria “trabalhou” e sujou os dois paralamas na sua parte interna. Putaquelospariu! Não sei exatamente como “arrumar” isso. Mas, vou seguir para não atrapalhar o andamento final do projeto. Fazer de novo: J-A-M-A-I-S!!!

Low Rabbit

Com tudo colado definitivamente no local, a parte inferior do carro estava pronta para receber suas peças… Lá se foi a colagem de escape, ponteira e tanque…

Low Rabbit

Alguns detalhes…

Low Rabbit

Faltarão os diversos efeitos de pintura no fundo do carro… Mas estamos na reta final deste projeto!

Bom… Por hoje é só. Amanhã cola aqui que tem mais!

Grande abraço,



Golf GTI MKI | Low Rabbit | Parte XIII ~ 16.03.17

Boas Galera!

Finalmente finalizada a sucatinha que era para fazer bem rápido… Mas… Demorou!

Este é meu último post. Faltará apenas as fotos finais que irão para a área da Galeria!

Vamos lá… Com muito cuidado, fiz a aplicação dos detalhes em Baremetal dos frisos em volta do carro e demais pequenos detalhes.

Low Rabbit

Low Rabbit

Logo depois cuidei da bateria do carro, sua fiação e terminais…

Low Rabbit

Coloquei os limpadores no parabrisas e também no vidro traseiro.

Low Rabbit

E aí o Golfeta pronto com o capô fechado…

Low Rabbit

Por outro ângulo…

Low Rabbit

Com capô aberto…

Low Rabbit

Por outro ângulo…

Low Rabbit

E por cima…

Low Rabbit

E é isto aí Galera! Espero que todos tenham gostado desta viagem…

Assim que as imagens finais em alta qualidade estiverem prontas, incluirei aqui o link, OK?

Grande abraço,



Golf GTI MKI | Low Rabbit | Parte XIV ~ 21.03.17

Ooooooops Galera!

Update de última hora! Antes de fazer as fotos finais do modelo, ainda mexi no assoalho do carro… Fiz alguns efeitos no escape e em alguns lugares do fundo do carro.

Usando as tintas do Dryco, adicionei alguns pequenos efeitos de desgaste, solda e alterações de tonalidade no escape e demais áreas do assoalho.

Low Rabbit

É isso! Fim. Post relâmpago…

Segue link com as imagens finais do modelo: Volkswagen Golf MKI | Low Rabbit

Abs,

Tags: , , , ,