Shadow DN5 1975 | Race of Champions | Parte I ~ 02.08.16
Faaaala Galera,
Iniciei mais um modelo com intenção de participar do e-Group de F1 organizado pelo Small Dreams e Amigos do News. Porém, por diversos contratempos encontrados durante a montagem do trabalho, acabei não conseguindo cumprir o prazo e fiquei no meio da reta final sem combustível.
O modelo escolhido foi uma Shadow DN5 de 1975. É um kit em resina, algumas peças em metal branco e tantas outras em plástico. Modelo da extinta Ace Models, na escala 1:20.
A Shadow DN5, foi pilotada por Tom Pryce [Thomas Maldwyn Pryce | 11 de Junho de 1949 – 5 de Março de 1977] em Brands Hatch | Race of Champions, uma corrida de Fórmula 1 que não fazia parte do Campeonato. Ele foi o vencedor da prova naquele ano.
Este Kit foi escolhido à dedo… A Shadow foi um presente do amigo de jornada do hobby: Alessandro Ribeiro! Mas só mais tarde (quando meti a mão na massa), vi que o presente foi de grego! Hauhauahuahua… Para alcançar o resultado esperado, precisaria fazer uma bela e minuciosa busca por referências fotográficas e muita pesquisa.
Bom… Sem mais delongas, vamos aos Concept Boards para aguçar a curiosidade dos leitores…
Outro…
O kit estava bem incompleto e faltavam muitas peças, portanto precisei “buscar” muita coisa para fechar o “catado geral”!
Iniciei a caçada pelo motor… O próprio Alessandro me orientou à buscar a árvore da Tamiya da P34 (que é bem comum aos carros desta época). Desta vez quem veio me socorrer foi o AZ (Paulo Azeitona Jacob)! Comprada a árvore, podia seguir com o projeto.
Logo depois, mais uma aquisição: pneus…
Meio que sem muito planejamento, mais seguindo uma onda de curtição da montagem, separei as peças que comporiam o trabalho e segui em frente. Na boa, sem me estressar para o que viria dali para frente. PEs (incompletos) do kit, carroceria e máscara da parte transparente do parabrisa.
Peças e mais peças…
O primeiro desafio (logo de cara) foi encontrar uma carroceria em resina muito antiga, empenada e sem os furos das entradas de ar frontais. Eu nunca havia mexido com este tipo de material – além de pequenas peças que fabrico para meus kits e aperfeiçoamentos que faço. Furei as entradas com a Dremel e desempenei (com ajuda do Alessandro e um Secador – Hahahahahaha…) a carroceria torta!
Depois de muito trabalho cuidadoso o resultado preliminar está aí…
Desafio iniciado e primeiro contratempo vencido. Mas como alegria de pobre dura pouco, passei a tratar das peças em metal branco… Aff… Outra estreia de minha parte. Tratar destas peças em metal foi a pica do Saci. Nunca te dão um resultado agradável. Mas resolvi seguir em frente e concluir a tarefa.
Aí como ninguém é de ferro, mas sim de metal branco, resolvi fazer uma pré-montagem bem pré-histórica do que “seria” a Shadow DN5…
Infelizmente a carroceria teimava em se manter empenada. Vejam abaixo…
Trabalhamos, esquentamos, desentortamos, esquentamos de novo e muitas vezes seguimos assim… Até que a tranca foi para o lugar. Fim!
Não estava nem um pouco satisfeito com as peças em metal do kit, para isso, mais uma vez quem veio me acudir foi o Alessandro! Cervas na mão, um Kit do Iritani na outra e muitas horas de papo depois, um monte de peças em resina novinhas para a minha Shadow ficar à altura!
Fizemos tudo do zero, desde os moldes para as peças, injeção da resina e resultado final da parada toda…
Depois de finalizada a etapa anterior e com as peças bem mais legais em mãos, parti para a montagem em si. Começando pela carroceria agora desempenada e com os furos frontais.
Mais acertos e montagem das entradas de ar laterais que vem em partes separadas em metal.
Tratamento da entrada de ar superior e demais acertos de carroceria.
Logo começamos a “entender” que estas peças serão um carro de F1 dos Anos 70! Fórmula 70 Yeahhhhhhh…
Pequenos detalhes que farão a diferença…
E o resultado até aqui…
É isso aí cambada! Espero que estejam gostando do resultado até aqui.
Assim que houver avanço, volto a postar!
Abs,
Shadow DN5 1975 | Race of Champions | Parte II ~ 23.09.16
Boas Galera,
Mais um pouco da montagem da Shadow… Kit de resina tem lá suas particularidades, uma delas são as pequenas falhas e orifícios para se consertar à torto e direito. Com massa toquei em frente a tarefa para deixar o mais direito possível o trabalho de funeca…
Depois de lixar e acertar incontáveis vezes, chegamos a uma prévia inicial. Digo isso, porque só depois de bater um primeiro primer é que teremos a real noção de “como” está a carroceria da máquina.
Alguns detalhes…
Gearalzona de algumas partes do carro que ninguém mostra…
Depois de injetar algumas peças em resina, pois as em metal branco não estavam me convencendo pela falta de qualidade, comecei a “montar” o carro/carroceria para tornar um pouco mais fácil a sua composição final. Preferi “atrelar” estas peças ao carro por puro comodismo meu. Talvez não seja a forma mais correta, mas foi a que achei mais sensata no meu modo de montar.
Mais uma geral do carro para entender como está ficando…
Lá no Set de PEs fornecido com o kit, estavam faltando algumas peças. Uma delas é a lateral da asa frontal. Na verdade, as duas laterais da asa frontal. Para fazê-las utilizei chapa em alumínio da espessura desejada. Fiz o par utilizando uma tesoura de aço e acabamento na Dremel.
Comecei logo em seguida preparar a suspenção frontal com o cuidado das peças em metal, polimento, acerto dos furos da suspensão bem como sua fixação ao carro.
Aqui, vemos alguns detalhes das peças fixadas ao carro…
Mais uma geralzona…
E outra…
Preparei o local de fixação do radiador na parte interna do bico. Foram pequenos ajustes que acomodaram de boa a peça por lá.
Parti para os acertos nas rodas frontais, que originalmente no kit eram de metal. Estas rodas também são da “leva” de peças em resina. Furação e demais acertos…
Visual geral das rodas no carro…
Asa frontal e rodas no local…
Para começar a montagem mais avançada, tratei de dar uma mexida na parte mecânica – começando pelo motor. Utilizando a árvore de motor da Tyrrel P34 da Tamiya, utilizei a cola Extra Thin Cement da mesma marca. Aproveitei e fiz um pequeno Test Fit orientado pelo Alessandro, pois as cornetas deste carro poderiam “encavalar” com a parte inferior da tomada de ar superior do carro. Ufa! Deu tudo certo… Milimetricamente certo!
Mais peças em resina, agora é a asa traseira. Marcações e “pinagem” para manter tudo no lugar. Cuidado extra que aprendi com o Kleber Bitt. Sempre “pinar” para evitar de soltar!
Mais um teste para ver como o carro está se ajeitando. Agora sim começa a parecer um Fórmula 70 Yeahhhhhhh… :-)))
Resultado do trampo alcançado até aqui…
Por hoje é só. Amanhã cola aqui que tem mais!
Grande abraço,
Shadow DN5 1975 | Race of Champions | Parte III ~ 10.10.16
Boas Galera!
Mais um pouco do trabalho com a Shadow. Dando continuidade pela asa traseira. Sei que não é usual fazer a montagem completa destes elementos, mas achei mais “seguro” fazer desta maneira por minha falta de experiência. Falo isso também por temer erros finais na montagem desta.
Separei em duas peças para dar uma noção melhor de realidade ao conjunto e já apliquei as duas laterais em PE.
Usando fotos de referência do carro de época e refiz o friso em metal da entrada de ar superior… Porém, percebi que a “escala” deste friso ficou absurdamente fora. Um pouco mais à frente farei a alteração disto. Não ficou bacana.
Aproveitei e fiz a “abertura” da chave geral do carro. Com a Dremel tratei de escavar a bagaça. Muito cuidado para não exagerar e não perder a mão…
Na parte de trás do carro, nas saídas de ar do motor, fiz os acabamentos e fechei as frestas com Super Bonder + Pó de Estireno.
Tentei dar uma melhorada nos escapes do carro substituindo as peças originais por tubos de alumínio trabalhadas.
Como nunca montei um F1, recorri novamente ao Alessandro para me auxiliar em como deixar os pneus com aspecto mais real. Ele me passou a técnica e o resultado que alcancei está aí…
Beeeeeeeeem mais legal e com um resultado que me agradou bastante.
Já com uma quantidade de peças razoável em processo de preparação e outras tantas ainda por realizar, fiz um apanhado geral para se ter a real noção do que já foi feito e do que ainda está por vir!
Alguns detalhes…
Mais uma peça para confecção do zero: apoio dos escapes…
Retrabalhei os amortecedores. Algumas peças em metal garimpadas dentre peças da caixa de sucatas mágica da F1. Resultado infinitamente superior à peça em plástico!
Conforme havia dito ali em cima, não gostei do resultado do friso da entrada de ar supeior que fiz anteriormente… Portanto, tratei de refazer o trabalho de um jeito mais correto e fiel. Usei uma folha de alumínio fino para alcançar este resultado:
Usando mais peças da caixa de sucatas, uma pré-montagem dos discos de freio e teste dos apoios dos escapes… Os apoios ainda vou refazer, pois não me agradaram em nada!
Também fiz a substituição do pino central da roda traseira a fim de conferir mais veracidade ao modelo. A roda traseira trazia o pino injetado ao plástico e mais uma pré-montagem dos discos e apoio dos escapes.
E para fechar o dia, segue mais uma gerazona da Shadow DN5 com mais alguma evolução aplicada ao carro.
Bichão vai tomando forma e se parecendo com um carro de F1 de responsa!
Por hoje é só. Amanhã cola aqui que tem mais!
Grande abraço,
Shadow DN5 1975 | Race of Champions | Parte IV ~ 29.11.16
Boas Galera!
Certa evolução no projeto da Shadow DN5… Comparando o kit com o carro de época, encontrei discrepâncias nas saídas de ar que vão para o motor. Remodelei as peças em metal para se assemelhar ao real.
Em aço ortodôntico, refiz todas as barras de suspensão frontais e traseiras.
Aproveitando a “levada” da reconstrução de barras e peças em metal, tratei de melhorar algumas outras peças… Paciência é a chave!
Além da melhoria das peças de suspensão, mexi também nos suportes dos escapes como comentei anteriormente. Acredito que o resultado alcançado ficou bem melhor.
Também alterei os escapes para torná-los peças únicas espelho do que são no 1:1…
Continuando a saga na carroceria da Shadow, refiz a aplicação de massa em alguns pontos que ainda apresentavam falhas e problemas. Acredito que seja a “versão quase definitiva”! Hehehehe…
Mais algumas demãos de primer para verificar possíveis falhas persistentes no corpo do carro. Acho que agora vai!
Detalhe da asa traseira…
Do outro lado…
Geralzona do carro…
Geral da parte traseira…
Finalmente, vamos à limpeza das peças para receber primer e pintura! Sabão em pó e água corrente…
Deixei para secar ao natural. Vamos em frente!
Palitos em todas as peças, primer e início dos trabalhos de pintura cada uma recebendo sua cor respectiva sempre consultando as fotos de referência do carro.
Enquanto secam as peças, tratei de mexer nos pneus devidamente lixados e limpos. Comprei uma caneta com tinta à base d’água para completar a tarefa. A ponta não é suficientemente fina para facilitar o trampo. Mas, depois de bastante trabalho, o resultado ficou beeeeem interessante.
Primeiro os pneus grandes traseiros…
Depois os finos pneus frontais… Bem mais difíceis de fazer.
Resultado final!
Depois, fiz alguns outros detalhes nas rodas (frente e traseira) e coloquei os cabos no distribuidor.
Aproveitei e instalei as rodas nos pneus já finalizados.
Aí começou a minha saga dos cintos de segurança! Mais uma vez o Sr. Alessandro Ribeiro me ajudou muuuuuito na confecção dos mesmos. Cada “pedaço” em seu tempo. Peça a peça…
Prendi as muitas faixas e cintos desta merdha! Que trampo maledeto!
Mexi um pouco no painel e finalizei o banco… Seguindo…
Conforme vou avançando na montagem, deixo de lado, na caixinha das peças pré-finalizadas para posterior montagem.
Por hoje é só. Amanhã cola aqui que tem mais!
Grande abraço,
Shadow DN5 1975 | Race of Champions | Parte V ~ 19.12.16
Boas Galera!
Pois é… Vamos avançar mais um pouco no trabalho com a Shadow. Chegamos a parte que mais me atrapalho e não tenho domínio. A pintura final da carroceria!
Mestre Aranha me deu um vidro de Preto Cadillac para completar a tarefa. Obrigado! Adicionando leves camadas até finalizar a pintura… Aqui vocês podem ver o resultado na carroceria…
E aqui a asa traseira em processo final de pintura…
Depois de alguns dias secando a tinta, apliquei o verniz rápido para posterior aplicação dos decais no carro.
Mais uns dois dias de secagem do verniz, aí sim aplicação dos decais no corpo da DN5.
Escolhi este carro justamente para fazer pela primeira vez a aplicação de decais. Como nunca havia feito isso, escolhi um carro que tivesse esta aplicação, mas que ela não fosse tão complicada a ponto de me ferrar na tarefa! Vejam o resultado…
Mais uma geral com a asa traseira…
E como não poderia deixar de ser, mais contratempos na montagem!!!
Como os decais eram muito antigos, os “brancos” não eram assim “tão brancos”! Hauhauhauhaua… Tentei usar o processo de deixar os decais na janela tomando sol, mas de nada adiantou… Foram vários dias. Tentei usar “alvejante” como fazem com coleção de selos, mas, nada adiantou.
Como não tinha decais para fazer a substituição, fiz uma máscara de recorte em um papel branco de decal, cortei no estilete tomando muito cuidado… Porém não ficou tão bom. Mas, tenho que superar esta fase e tratar de seguir em frente.
Como já havia aplicado o decal antigo para ver se daria certo, precisei retirá-lo e aplicar o novo recortado na unha! Sei que não está perfeito, mas foi a minha saída, com os recursos que tinha em mãos naquela hora. Em frente, sem remorso!
Por hoje é só. Amanhã cola aqui que tem mais!
Grande abraço,
Shadow DN5 1975 | Race of Champions | Parte VI ~ 11.01.17
Boas Galera!
Primeiro post do ano. Um graaaaaaande 2017 para todos vocês!
Vamos à alguns updates realizados ao final do ano passado, que só agora consegui preparar as imagens para montar a postagem aqui no Fórum.
Depois de muitos problemas enfrentados ao longo deste final de trabalho, consegui contorná-los a fim de deixar o modelo “aceitável”. Muito ainda por se fazer, mas a caminhada continua.
Aproveitando um dia de News, passei na casa do Mestre Aranha e envernizei a Shadow por lá mesmo. Tudo começou bem, primeira demão de verniz…
Uma visão do outro lado…
Asa traseira…
À partir da segunda demão em diante, seres extraterrestres começaram a “aparecer” no verniz… Até agora não sei o que foi: sujeira no aerógrafo, problemas na diluição, cabacice minha… Sei lá… Só sei que a parada ficou tensa, mas não parei para ficar me lamentando. Fui!
Depois de umas 3 ou 4 demãos de verniz, deixei curar por uns 2 dias e comecei a avaliar o “estrago”… Mas como não tem muito o que fazer, tratei de começar a lixar para depois partir para o polimento geral.
Outro lado…
Muitas áreas foram afetadas, alguns problemas com os “degraus dos decais”, mas deu para “salvar” com certo cuidado no lixamento.
Depois de passar quase o dia todo no processo de lixamento, o resultado ficou bem bom. Alguns problemas persistiram, mas nada de muito grave.
Massssssssssssssss… É óbvio que alegria de pobre dura pouco!!! ;_{ Não sei que poorrrrrrra que aconteceu com as “camadas” de decais da lateral, fazendo com que se soltassem do corpo do carro e danificassem todo o trabalho anterior!
Recorri aos amigos de plantão que me auxiliaram e sugeriram fazer outra aplicação de decais e mascaramento apenas nesta lateral para nova aplicação de verniz. Aff… Lá fui eu…
Aí com todo o cuidado, fiz nova aplicação de verniz apenas na lateral afetada. O trampo não ficou de primeira, mas a solução bastou. Em frente, novamente!
Mais uma seção de lixamento para seguir com o projeto…
Resultado agradável. Passei no teste?
Na sequência passei mais outro dia no processo de polimento do carro e demais peças da Shadow. Apesar de todos os problemas até aqui, gostei do resultado.
Eu tenho um pensamento aqui comigo, que, carro bem montado “por cima”, também deve ser bem montado “por baixo”! Portanto, em todos os meus modelos, cuido muito bem da montagem da parte inferior dos kits.
Ufa! Que tal uma geralzona do carro no estado atual?
Ahhhhhhhh!!! E para “fechar” o post de hoje, mais uma merrrrrrrrda!!! Tratando do polimento na “outra” lateral do carro, não é que outro problema com os decais surge sem dó nem piedade!!! =-{
Mais uma vez, fiz exatamente o mesmo processo e finalizei os perrengues de pintura e verniz. Saco!
Persistência é o nome deste projeto. Tá louco, viu! Em frente!
Por hoje é só. Amanhã cola aqui que tem mais!
Grande abraço,
Shadow DN5 1975 | Race of Champions | Parte VII ~ 12.01.17
Boas Galera!
Vamos a mais um post com a evolução da montagem da Shadow DN5.
Finalizado o conserto da outra lateral do corpo do carro, passei para a parte mecânica. Peças pintadas, levemente “desgastadas” e com algumas aplicações de efeitos. A pintura do alto relevo das tampas de válvulas ficou extremamente RUIM! Mas bolei uma maneira melhor de fazê-lo. Mais adiante, mostro o resultado correto para este passo.
Não registrei o passo-a-passo completo do início da montagem do motor, mas vocês sabem como a “coisa” funciona. Preparei previamente todas as peças e fui colando a parada toda.
Depois, acrescentando os cabos de velas e demais detalhes. Notem a bomba na parte esquerda do motor…
Esta é a versão “quase” final do motorzão da Shadow…
Mais algumas imagens com detalhes da montagem do motor, inclusive da parte inferior do mesmo.
Aqui vocês podem ver o danado com as cornetas torneadas de alumínio, mas com o nome “Ford” das tampas ainda por fazer.
Em outro ângulo…
Mais algumas vistas do motor para verificar detalhes…
Coração do motor finalizado, hora de mexer um pouco com a suspensão traseira. Comecei pelos freios, discos e pinças. Sempre agregando novas peças ao conjunto.
Montagem final dos amortecedores traseiros e suas respectivas molas e colagem na suspa!
Em paralelo corri com a conclusão do motor e demais peças da mecânica… Nestas imagens, vocês perceberão que os altos relevos “Ford” já estão melhor acabados. Comprei uma caneta de ponta muito fina com tinta prata. Vocês encontrarão tal em qualquer papelaria. Com a ponta fina, é bem mais fácil a aplicação da tinta apenas na parte em alto relevo.
Parte traseira em processo final de montagem, parti para a frontal. Além da suspensão frontal, fiz a colagem do radiador do bico.
Colagem de algumas peças do Cockpit… Laterais, manete do câmbio, painel do carro e volante.
E finalmente, geralzona do carro de como ele está atualmente…
Por hoje é só. Amanhã cola aqui que tem mais!
Grande abraço,
Shadow DN5 1975 | Race of Champions | Parte VIII ~ 30.01.17
Boas Galera!
Mais um pouco da montagem da Shadow DN5. Estes são os últimos passos em direção à conclusão do projeto.
Para treinar um pouco o uso de Bare Metal, apliquei no fundo do carro, dentro do Cockpit… Logo em seguida já colei o conjunto do banco que estava pronto.
No filete já construído lá atrás antes da pré-montagem, apliquei também um pequeno pedaço de Bare Metal por cima da pintura já polida.
Na mesma levada, fiz os bordos de ataque das duas entradas laterais de ar.
Nesta próxima etapa, o trabalho foi bem tenso… Alocar o motor e demais barras de suspensão ao corpo do carro. Com muita cautela tudo foi entrando em seus eixos e consegui finalizar a tarefa com sucesso. O resultado tá aí…
Nesta próxima imagem a gente começa a enxergar a evolução da montagem, bem como todo o progresso até aqui.
Aqui, os últimos acertos nas rodas e pneus, miolos de rodas e nas válvulas…
Com a etapa anterior concluída, iniciei a colagem dos pneus traseiros em uma superfície bem nivelada e sem imperfeições para perfeita fixação dos borrachudos.
Tudo na tentativa de deixar beeeeeem alinhado o conjunto!
Passo seguinte: asa traseira e seus detalhes… Ah! Aproveitei e fixei as rodas/pneus na frente do carro.
Estamos quaaaaaaaase lá! Geralzona do carro praticamente finalizado.
Uma visão um pouco mais superior do carro.
Por hoje é só. Amanhã cola aqui que tem mais!
Grande abraço,
Shadow DN5 1975 | Race of Champions | Parte IX ~ 30.01.17
Boas Galera!
Último post da evolução da montagem!!! Carro já está finalizado, aguardando as fotos finais para publicação nas Montagens Concluídas.
Mas, ainda assim, alguns pontos foram alterados e pequenos detalhes construídos… À espelho do carro original de época, fiz todo o sistema de direção e suas barras. Usando o mesmo arame ortodôntico, em uma espessura um tanto menor, criei a peça em escala.
Para o parabrisa, utilizei acetato retirado de uma embalagem de brinquedo que estava no lixo. Foram necessários alguns acertos na máscara redesenhada no computador. Fiz a aplicação de alguns rebites que foram presenteados pelo Sandro. Sandrones… Muito obrigado!
Para as travas de segurança do castelo da tomada superior de ar, fiz pequenas peças em metal para simular todo o mecanismo… É beeeeeem pequeno mesmo…
Usei pequenas molas da Scale Hardware (acho… não lembro), que simularam bem as originais do carro.
Faltavam pequenos detalhes na carroceria, que foram aplicados com cuidado ao final da montagem: DZUS, alças de carenagem e os espelhos laterais.
Uma coisa que ficou esquecida lá atrás na pintura final, foi o lugar da chave geral de desligamento da DN5, para isso, fiz uma máscara por cima do carro e tratei de pintar de vermelho…
E logo abaixo, seguem algumas imagens do carro finalizado, porém aguardem pelas imagens finais, pois estas são apenas prévias sem qualidade!
Aqui no ângulo reverso…
Uma visão um pouco mais acima…
E na vista superior…
E é isto aí Galera! Espero que todos tenham gostado desta viagem… Foi árdua e cheia de contra tempos! Mas no final tudo deu certo.
Assim que as imagens finais em alta qualidade estiverem prontas, incluirei aqui o link, OK?
Grande abraço,
Shadow DN5 1975 | Race of Champions | Parte X ~ 15.02.17
Boas Galera!
Finalmente o projeto final da Shadow DN5 foi fotografado e já se encontra na Galeria!
Quero agradecer à todos que me ajudaram direta ou indiretamente na montagem da moto, em especial ao Alê Ribeiro pelo grande presente que foi este kit, por toda a consultoria técnica referente ao carro, pela ajuda na montagem e peças extras, ao AZ pelas peças extras e motor, ao Kleber pelas dicas de montagem, ao Aranha pelas dicas, pela tinta e por ter me cedido gentilmente a sua bancada na hora do verniz e ao Sandro pelo rebites da lâmina do parabrisa… E à todos que participaram através de mensagens de apoio, incentivo e dicas de melhoria. Valews mesmo seus imundiças!!!
Tags: 1975, 1:20, F1, Race of Champions, Scratch, Shadow DN5, Tom Pryce
Ninguém postou um comentário sobre este post ainda. Dê sua opinião!